07 junho 2021

A evolução e a história da natação olímpica

 

A evolução e a história da natação olímpica

A natação continua a ser um evento fundamental dos Jogos Olímpicos. 

Mas você já parou para pensar em como o esporte evoluiu para a competição de ponta que testemunhamos hoje?

 Quem foi a primeira nação a introduzir a natação competitiva? 

Quem realizou os primeiros Jogos Olímpicos? 

Como a natação olímpica evoluiu até seu estado atual? 

Continue lendo para descobrir!

Origens primitivas

A natação teve suas origens no Egito como um esporte de lazer por volta de 2500 AC. 

De acordo com britannica.com , evidências arqueológicas mostraram que os antigos gregos e romanos mais tarde usaram a prática para treinar soldados para a guerra para eventualmente se tornar "parte da educação elementar para homens". 

Acredita-se também que eles tenham construído as primeiras piscinas, distintamente diferentes de seus banhos.

Evidências de algumas corridas ocorrendo no Japão por volta do século 1, BCE, também foram descobertas. 

Não é de surpreender que os antigos nativos das ilhas do Pacífico tenham ensinado seus filhos a nadar na mesma época ou mesmo antes de aprenderem a andar.

Do Lazer à Competição

Embora as origens da natação tenham raízes no lazer, o esporte rapidamente evoluiu para uma competição antes mesmo dos primeiros Jogos Olímpicos em 1896. Em 1837, a primeira organização de natação foi criada em Londres e ficou conhecida como National Swimming Society da Inglaterra. 

O nome mais tarde seria alterado para Associação de Natação da Grã-Bretanha em 1874.

Durante o século 19, a Austrália - faminta por competição - começou a realizar corridas de campeonato regulares. Em 1846, a Austrália realizou o primeiro campeonato de natação. 

Esta foi a primeira chance para diferentes seleções competirem entre si e ditariam o futuro da natação competitiva .

 Nos anos seguintes, várias nações sediariam suas próprias competições de campeonato; os Estados Unidos tiveram sua chance em 1877.

Os primeiros jogos olímpicos

Os primeiros Jogos Olímpicos modernos foram realizados em Atenas em 1896.

 De acordo com o olympicchannel.com , a natação é “uma das quatro disciplinas mantidas, aparecendo em todas as Olimpíadas de verão desde [os primeiros Jogos Olímpicos] - as outras sendo o atletismo, ginástica artística e esgrima.

 ” As primeiras Olimpíadas introduziram algumas corridas estranhas na programação, já que era puramente um evento experimental para começar. 

Por exemplo, os 100m gratuitos para velejadores eram estritamente para membros da Marinha Grega, e todas as corridas foram realizadas em águas abertas.

Até 1912, apenas nadadores do sexo masculino tinham permissão para competir nas Olimpíadas. 

Foi só nas Olimpíadas de Estocolmo que as mulheres puderam competir e, mesmo quando finalmente puderam entrar na água, só tiveram dois eventos para competir - o revezamento 100 e o revezamento 400 livres.

Pós-guerra mundial Ⅱ até os dias modernos

A era que se seguiu à Guerra Mundial Ⅱ foi uma época agitada para inovação e produção.

 Todo o crescimento econômico da guerra trouxe grande avanço tecnológico para os Estados Unidos, que se traduziu para o mundo da natação na forma de linhas de raia e piscinas cobertas de competição.

 Técnicas e instalações de treinamento avançadas, como trajes de banho hidrodinâmicos e melhores sistemas de drenagem nas piscinas, permitiram que os atletas nadassem muito mais rápido do que antigamente. 

Em 1924, as pistas marcadas e as diretrizes para a profundidade da piscina nivelaram o campo de jogo e permitiram uma competição mais justa.

As décadas de 1950 e 1960 foram repletas de avanços no mundo da natação, com novas braçadas e eventos fazendo sua estreia nos anos seguintes. 

O nado borboleta foi realizado pela primeira vez em 1956 nas Olimpíadas de Melbourne e, em 1968, o número de provas saltou de oito para 14 para mulheres e de 10 para 15 para homens.

As décadas de 1970 e 1980 viram o surgimento de nadadores sobre-humanos como Mark Spitz , Matt Biondi , Michael Gross e Kristen Otto . 

Suas conquistas são lembradas e homenageadas por servirem para motivar os melhores atletas da atualidade, como Katie Ledecky e, claro, Michael Phelps . 

Phelps é atualmente o atleta olímpico mais condecorado de todos os tempos, colecionando saudáveis ​​28 medalhas e é conhecido por quebrar o recorde de Spitz de sete primeiros lugares consecutivos em um jogo olímpico. 

Ledecky está a caminho de se tornar uma das nadadoras mais premiadas da história olímpica, com cinco medalhas de ouro olímpicas, 14 medalhas de ouro em campeonatos mundiais e seis recordes mundiais em seu currículo.

A natação já percorreu um longo caminho desde seu início.

 Nossos sucessos atuais e futuros nas competições só podem ser atribuídos às lutas dos atletas do passado.

 Os anos difíceis do início da competição estimularam a inovação e o avanço das técnicas e instalações de treinamento que nos permitem competir no nível que alcançamos hoje.

 Por isso, devemos ser gratos e trabalhar para valorizar e lembrar a orgulhosa história da natação.


Tags :

bm

Top Mil

Informações da empresa

Veja aqui alguns dados de nossa empresa que você possa lhe interessar.

  • Top Mil
  • 13 Janeiro, 1983
  • Rua 25 de Março Nº40 Biarro Vila Mx Barreiro-MG
  • contact@example.com
  • +55 456 789 111

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre esse assunto!